3 ladrões de produtividade! Evite!

Post de hoje é papo sério, produtividade!
Pense na sua última semana e responda: Quantos dos 5 dias úteis você finalizou sem terminar as atividades pensadas para estes dias?

Assustou? Aí você vai me falar que tenta se organizar, que faz uma lista de ações, mas...... pessoas te chamam, muitos imprevistos acontecem e que você também gosta de ajudar aos outros e ... pronto! Lá se foi sua agenda, seu planejamento e sua produtividade, não é mesmo?

Calma! Hoje trago 3 dicas para aumentar sua produtividade diária em no mínimo 40%, basta você colocar em prática.

Porém, antes de falarmos dos ladrões que sequestram sua produtividade, quero reforçar que não existe produtividade sem planejamento. Planejamento é o passo 1 da sua organização. Planejamento é a ordem natural para finalizar tarefas, ter suas ações realizadas, conceito conhecido como 'Get things done', tema de pesquisa e livros best sellers, sabia?

Se você não tem um planejamento pessoal estruturado, ao final deste texto, vou deixar alguns links para te ajudar com isso! ;)

Mas agora, perdeu mermão! Vamos inverter esse jogo, vamos eliminar os 3 ladrões de produtividade?

Ladrão #1 - Não ter um objetivo claro e definido para seu dia.
Já começando com a bronca! Se você não estabelece seu objetivo do dia, como você me diz que termina o dia sem fazer suas entregas?!?!?!
Ter clareza do seu objetivo do dia ajuda a construir o senso de prioridade, te ajuda também a colocar atenção no lugar certo! A partir de hoje, todos os dias, pergunte-se antes de sair de casa: "Qual é o meu objetivo do dia de hoje?"

Ladrão #2  - Tecnologia: caixa de emails e whastsapp.
Não vivemos mais sem a tecnologia, ela é maravilhosa, mas temos que usá-la a nosso favor.
O maior ladrão de produtividade hoje nas empresas e vida pessoal chama-se "caixa de entrada de emails". A sentença é a seguinte: com seu objetivo do dia definido, abra sua caixa de emails, ordene por assunto e somente trate as mensagens referente a esse assunto que você priorizou na sua primeira hora do dia.
Feito isso, quase certo que você já tenha dado conta da sua atividade prioritária. Caso ainda seja necessário aguardar uma resposta, você provavelmente acabou de cobrar e já tem 80% da sua atividade do dia resolvida.
Durante esse momento, evite o comparsa da caixa de emails, o whatsapp! Simples assim: silencie seu celular, deixe seu aparelho virado com a tela para baixo para não cair na tentação da olhadela e só volte a pegar seu celular quando finalizar suas atividades prioritárias.


Ladrão #3 - Saber dizer 'NÃO'!
Eu concordo que dizer não nem sempre é fácil, especialmente se for a um chefe ou gestor. Mas se sua atividade priorizada do dia estiver em jogo e você tiver clareza das ações que deve terminar para concretizá-la, seu não pode sair mais redondinho nesse momento.
Tenha mentalmente seu objetivo do dia apostos. Quando receber uma nova demanda ou pedido de ajuda, simplesmente estabeleça seu tempo para seguir com a nova ação. Exemplo: "Estou em uma atividade prioritária agora, posso te chamar assim que terminá-la?". Se a interrupção for pertinente e alinhada ao seu objetivo, insira na sua lista de atividades. Isso chama-se FOCO! 

Trabalhe pela sua agenda! Trabalhe pelo seu objetivo pessoal! Saiba onde quer ir e chegue mais rápido lá! 

Antes de terminar, conforme prometido, compartilho as dicas para quem ainda não tem um planejamento pessoal estruturado:
  • #DESAFIOBEBOLD de planejamento pessoal. É um curso on-line onde eu te ajudo em 5 passos a estruturar se seu planejamento. Clique aqui para saber mais.
  • Siga @beboldup nas redes sociais: Diariamente posto lá dicas de produtividade, planejamento, performance, organização e bem estar. #vemserbold
  • Sua organização externa, reflete sua organização interna. Baixe aqui meu e-book: 30 Recados de ❤️ para você! São 30 simples exercícios para trazer leveza, amor e organização para a sua rotina. É gratuito, preparei com muito amor pensando em você!

Com amor ❤️,
Ellen Rê Camargo 

@ellenrecamargo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emergência vs Urgência, qual a diferença?