Emergência vs Urgência, qual a diferença?
Ter uma rotina produtiva está intimamente ligada a capacidade de definir as prioridades e atividades que devem acontecer em período definido para que não haja impactos nos prazos acordados.
Até aí tudo bem, certo? Mas você está sentado na sua mesa, escritório ou saindo para sua rotina de rua, pronto com sua lista de atividades do dia e de repente telefone toca ou você é chamado em uma sala e plim, temos uma emergência.
E agora, você tem sua agenda preparada para inserir alguma atividade inesperada? Antes de falarmos sobre gestão do tempo e rotina, é importante compreender a diferença entre emergência e urgência, com esse conceito sedimentado você estará mais preparado para negociar prazos e até questionar as intervenções e impactos em atividades pré-estabelecidas. E te garanto que a confusão entre esses termos nas rotinas corporativas é enorme.
Então vamos lá:
➤Emergência: é uma situação que está conectada a um risco (alto impacto no negócio no caso das empresas, risco eminente de vida para profissionais da saúde ou comprometimento de segurança em ambientes onde a exposição de risco é condição da função). Uma emergência não pode ser adiada, deve ser priorizada e entrar imediatamente em execução, fazendo com que outras atividades sejam paralisadas naquele momento.
➤Urgência: é uma situação crítica, pode ser prevista, e deve ser solucionada em curto prazo. Uma urgência não resolvida, protelada, pode virar uma emergência.
Agora, considerando aplicar esses conceitos, como fazer para ter uma rotina mais produtiva? O primeiro passo é ter clareza de suas entregas e prazos, estabelecer sua lista de atividades diárias com base em priorização, uma matriz mental bem legal de se fazer é pensar nas atividades complexas e as de simples execução. Com isso você saberá quanto tempo deve destinar a cada uma de suas atividades.
Após isso, divida sua agenda em slots de tempo e deixe um slot reservado a alguma ação ou reunião inesperada – criar esses espaços é essencial para garantir a execução das atividades planejadas sem impacto em projetos já acordados. Não recebeu nenhuma demanda inesperada (que bom, você está sendo efetivo com seu planejamento), adiante uma atividade que estava na sua lista com prazo de entrega mais confortável ou dedique esse tempo para ler um conteúdo da sua área e buscar inspiração para inovar.
Não existe milagre nesse caso, produtividade é resultado de um planejamento de rotina, com definição de plano de ação, prazos, gestão do tempo e aplicação de priorização, urgências e emergências.
Agora é hora então de revisar seu planejamento em 3,2,1!
Vai lá e faça! Seja BOLD em produtividade.
Relembre nossas 4 dicas no texto Organização x Produtividade – clique aqui.
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Achou que precisa de ajuda? Nos mande um email e teremos um enorme prazer em te ajudar com sue planejamento, nos pergunte como e vamos juntos!
Ajude-nos a alcançar mais pessoa. Siga-nos no instagram @bebolup, compartilhe esse texto, mande email para beboldup@gmail.com, deixe seu comentário no blog, e quando for postar suas conquistas pessoais diárias use a hashtag #beboldup
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