Pausa para o cafézinho?

Hoje o texto foi encomendado, sim, recebi esse pedido de uma seguidora muito especial e que tem com seus insights contínuos contribuído muito com nossa plataforma Be Bold.

O que ela me pediu? Para trazer conteúdo sobre como se manter bem em seu ambiente de trabalho em momentos de pressão.
Então, pedido concedido!!

Momentos de pressão causam em sua maioria alguma ansiedade pois quando estamos em meio a esses picos de entrega ou dedicação nosso corpo se coloca em modo de prontidão, toda atenção se volta a estar pronto fisicamente para o ataque e a defesa, o que nos consome muita energia.
Nesses momentos funciona bem fazer uma avaliação da situação sobre outra perspectiva, ampliando o olhar. Perceba que o ambiente e as pessoas ao seu redor são as mesmas, a mesma mesa, o meso chefe, mesmos hábitos e rotina. Então continue sua avaliação agora centrada em você, se nada mudou ao redor, você apenas recebeu um pedido de urgência ou uma demanda diferenciada, por quê está reagindo com stress?
Medo e ansiedade são gerados pelas incertezas, a suposta falta de controle da situação, então já temos a primeira resposta, antes de entrar no modo enlouquecido de ação, planeje suas tarefas. Estabeleça prioridades de acordo com a exigências de tempo que cada etapa demandará. E com isso você terá mais clareza sobre as tarefas.

Lista de tarefas resolvidas, vamos agora pensar na estratégia emocional. Como criar um reduto interno de tranquilidade? A primeira indicação é que você possa fazer pausas a cada 50 minutos/1 hora de dedicação intensa. Use  de 5 a 7 minutos para fazer uma breve caminhada, arejar seu cérebro e se possível convidar aquele colega mais próximo de trabalho para um cafezinho. Evite ao máximo ficar sem comer, hidrate-se durante esse processo (garrafinha de água a sua disposição) e preste atenção na sua respiração, ela dita o ritmo do seu corpo. Basta apenas fazer uma longa respiração quando perceber tensão (em geral nos ombros e na região da testa).

Ah, mas eu trabalho sozinho em casa! Perfeito, não terá ao menos que se preocupar com avaliações externas sobre suas pausas. Vá até sua cozinha, varanda, estique as pernas - use os mesmos 5 a 7 minutos (rs). Desça no térreo e confira se suas correspondências chegaram e então volte para concentração, sem dispersão e foco na lista de tarefas.

A decisão de sentir-se bem estará sempre com você! Importe-se com você!

Se esse momento está mais pesado do que merecia estar, avalie. Quando trabalhamos com paixão, mesmo um momento de estresse nos traz satisfação quando pensamos nos resultados que serão alcançados com a entrega. Se não está trabalhando com o que ama, talvez esteja chegando o momento de se colocar em movimento. O que te falta para preparar um plano de ação e resolver essa questão?

⇻Dica bônus extra - crie um ambiente de trabalho acolhedor, coloque uma foto da sua família ou do destino daquela viagem que está planejando fazer em sua mesa, quando a situação apertar recorra a esse gatilho para resgatar dentro de você bons sentimentos e assim restabeleça a conexão com emoções positivas. Funciona, vale testar!

Para fechar quero te dizer que estou aqui! Se quiser usar sua pausa para trocar uma ideia comigo, me chame para tomar um café. Vou adorar saber sobre seus projetos e quem sabe poder te ajudar com seu plano de ação! ;)

Quer que eu escreva sobre algum assunto?
Mande email para beboldup@gmail.com, deixe seu comentário no blog, e siga-nos no instagram @bebolup.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emergência vs Urgência, qual a diferença?